Ciência e Tecnologia

Panspermia Cósmica: Teoria Propõe Colonização Alienígena por Meio de Meteoritos

Foto: Divulgação/Getty

Possíveis Aliens podem viajar pelo espaço em meteoros – sugerindo que os humanos podem não ter originado na Terra, sugere novo estudo. Espécies alienígenas podem estar saltando de meteoro em meteoro pelo espaço e silenciosamente colonizando a galáxia, sugere uma teoria de borda.

É um conceito conhecido como panspermia, que se assemelha à forma como espécies vegetais podem migrar quando suas sementes são dispersas por pássaros. A busca por vida alienígena é difícil – especialmente quando os cientistas não têm certeza do que estão procurando. Mas um par de astrônomos, Harrison B. Smith e Lana Sinapayen, decidiram focar menos em como a vida seria e mais em como a vida sobreviveria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Se a vida for menos viável em um exoplaneta, vida alienígena capaz de panspermia tentará em outro lugar. E isso pode ser feito pegando uma carona em meteoritos ou outros corpos celestes, escrevem os dois em um novo estudo, que aguarda revisão por pares. Se as condições estiverem certas, a vida pode prosperar. Com nova vida, o novo planeta começaria a se assemelhar ao planeta “natal” das formas de vida alienígenas – assim como a Terra mudou para se adequar aos humanos.

Smith e Sinapayen têm como objetivo identificar possíveis biosinais que os cientistas possam usar para detectar vida em outros planetas de longe. Por exemplo, há muito mais oxigênio na atmosfera da Terra hoje do que haveria se a vida não estivesse presente. Isso é o que faz nosso mundo aquático parecer tão verde para observadores distantes. Espécies extraterrestres capazes de panspermia tentariam fazer as mesmas mudanças em cada planeta que encontrassem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nosso universo é incrivelmente caótico. E enquanto a galáxia que chamamos de lar está atualmente bastante pacífica, ela sofreu um passado violento muito antes de os seres humanos surgirem. Meteoritos marcianos foram encontrados na Terra, datando desses anos formativos. Os cientistas têm confiança na capacidade da vida de “encontrar um caminho”.

Uma tentativa de vida em um exoplaneta pode falhar, mas pode ter sucesso no próximo – tudo se resume a encontrar as condições “ideais” para a sobrevivência. Mas a teoria sugere que a vida não precisa começar em seu planeta “natal”. Em vez disso, a vida poderia ter florescido no exoplaneta número um, dois, três ou quatro mil. É um conceito interessante, especialmente quando se olha para nossa própria existência neste nosso planeta azul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
P.S.: Panspermia postula que a vida pode ter surgido em diversos pontos do universo e não se limita a uma origem única, como a Terra.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile