Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
BOEING adia lançamento histórico da Starliner para a Estação Espacial Internacional horas antes da decolagem, enquanto astronautas da Nasa são obrigados a suspender a missão devido a um problema
A Boeing foi forçada a adiar o lançamento de sua espaçonave na noite de segunda-feira, apenas algumas horas antes do previsto, quando estava programada para decolar para a Estação Espacial Internacional (ISS) com membros da tripulação a bordo pela primeira vez.
A Starliner deveria decolar do Cabo Canaveral, na Flórida, às 22h34, horário local, mas problemas com sua válvula de oxigênio levaram a Nasa a interromper o processo. Confirmado o cancelamento no X, anteriormente conhecido como Twitter, a Nasa disse que a Starliner estava sendo retirada da plataforma de lançamento para que equipes pudessem “avaliar uma válvula de alívio de oxigênio”. Acrescentou que os astronautas Butch Wilmore, 61, e Suni Williams, 58, que estavam programados para estar a bordo, não decolariam.
“O lançamento da #Starliner de hoje está cancelado enquanto as equipes avaliam uma válvula de alívio de oxigênio no Estágio Centaur no Atlas V. Nossos astronautas saíram da Starliner e retornarão aos quartos da tripulação”, disse a Nasa. Um oficial no Controle de Missão explicou anteriormente em uma transmissão da Nasa TV que “a equipe de engenharia avaliou que o veículo não está em uma configuração onde podemos prosseguir com o voo hoje”. O voo seria o último teste da Starliner antes de iniciar voos de serviço regulares para a Nasa e marcaria um momento crucial para a Boeing.
Wilmore e Williams passaram por um extenso treinamento com o programa espacial da Marinha e estavam programados para passar um pouco mais de uma semana na ISS com a Starliner. Eles haviam dito que seria como “voltar para casa”, já que ambos passaram meses lá no passado.
Falando em uma coletiva de imprensa após o cancelamento abrupto na noite de segunda-feira, Kenneth Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da Nasa, disse que eles estariam solucionando problemas e analisando dados para decidir quando seria seguro lançar novamente a Starliner. Uma nova data de lançamento, no entanto, ainda não foi confirmada.