Ciência e Tecnologia

Fim da era das cicatrizes? Técnica previne formação de tecido fibroso em implantes

Foto: Divulgação

Novos revestimentos adesivos podem prevenir cicatrizes ao redor de implantes médicos. Um avanço na área da medicina promete prolongar a vida útil de dispositivos como marca-passos, depósitos de entrega de medicamentos e outros implantes médicos. Engenheiros do MIT descobriram uma maneira simples e eficaz de eliminar a fibrose, com o uso de revestimentos adesivos de hidrogel. Esses revestimentos impedem que o sistema imunológico ataque o dispositivo implantado, evitando assim a formação de tecido cicatricial.

A equipe, liderada pelo professor Xuanhe Zhao e pelo ex-pesquisador Hyunwoo Yuk, agora diretor de tecnologia na SanaHeal, desenvolveu uma técnica que usa hidrogéis adesivos para manter os dispositivos médicos no lugar e prevenir a formação de fibrose. Este método, detalhado em um estudo publicado na revista Nature, demonstrou ser eficaz em vários modelos animais e em diferentes órgãos. Os hidrogéis adesivos funcionam absorvendo rapidamente a água dos tecidos úmidos e formando fortes ligações com as proteínas na superfície do tecido. Isso impede a formação de tecido cicatricial ao redor do dispositivo implantado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os testes em ratos demonstraram que os dispositivos revestidos com esse adesivo não desenvolviam tecido cicatricial visível mesmo após três meses de implantação, em diversos órgãos como coração, pulmão, estômago e cólon. A análise do sistema imunológico dos animais revelou que, embora houvesse uma resposta inflamatória inicial, ela rapidamente diminuía, evitando assim a formação de fibrose. A equipe também descobriu que a interação mecânica entre o adesivo e o tecido desempenha um papel crucial na prevenção da fibrose.

Adesivos comerciais testados não foram eficazes, pois acabaram se desprendendo do tecido e permitindo que o sistema imunológico atacasse. Essa descoberta tem o potencial de revolucionar a forma como os implantes médicos são desenvolvidos e utilizados. Além de marca-passos, essa técnica pode ser aplicada em sensores e dispositivos de entrega de medicamentos, oferecendo uma solução abrangente e duradoura para evitar complicações causadas pela fibrose.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile