Cientistas desenvolvem antibiótico inteligente que mata bactérias sem prejudicar o intestino

Um composto chamado lolamicina mira um grupo de micróbios prejudiciais, mas não perturba aqueles que vivem pacificamente no intestino. Eles são o material dos pesadelos médicos. Patógenos classificados como bactérias Gram-negativas são frequentemente resistentes, virulentos e rápidos para desenvolver resistência aos antibióticos. Apenas alguns medicamentos podem eliminá-los, e estes também destroem as bactérias benéficas do intestino.

Agora, os cientistas desenvolveram um antibiótico que mata bactérias Gram-negativas patogênicas — mesmo aquelas resistentes a muitos outros medicamentos — sem prejudicar o microbioma intestinal. Até agora, ele foi estudado apenas em camundongos, mas se o composto funcionar em humanos, “poderia nos ajudar dramaticamente”, diz Sebastian Hiller, um biólogo estrutural da Universidade de Basel, na Suíça, que não esteve envolvido na pesquisa. No entanto, há uma ressalva, diz ele: a utilidade do composto “depende de as bactérias desenvolverem resistência a ele a longo prazo”. Pequeno, mas mortal Bactérias Gram-negativas incluem vilões da saúde pública como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.

Elas causam doenças que vão desde salmonela até cólera, e podem desencadear sepse, uma resposta do sistema imunológico potencialmente letal à infecção. As bactérias têm “múltiplas barreiras que impedem a penetração dos antibióticos”, diz o biólogo molecular Zemer Gitai, da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, que não esteve envolvido na pesquisa. Como resultado, quase não existem antibióticos que visam especificamente as bactérias Gram-negativas. Os poucos medicamentos que o fazem também causam estragos no microbioma intestinal, permitindo que patógenos potencialmente letais, como Clostridioides difficile, assumam o controle.

Para encontrar uma maneira de contornar as defesas das bactérias, os autores do estudo começaram com compostos que não matam as bactérias, mas são conhecidos por inibir o ‘sistema Lol’, um grupo de proteínas exclusivo das bactérias Gram-negativas. Manipulando esses compostos, produziram um que os pesquisadores chamaram de lolamicina, que “mata seletivamente bactérias patogênicas em relação às bactérias não patogênicas com base em diferenças nas proteínas Lol entre essas bactérias”, diz o co-autor do estudo, Paul Hergenrother, um químico da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. A lolamicina teve efeitos antimicrobianos contra mais de 130 cepas multirresistentes de bactérias crescendo em placas de laboratório.

Os camundongos que desenvolveram infecções na corrente sanguínea após exposição a bactérias resistentes a antibióticos sobreviveram após receberem lolamicina, enquanto 87% daqueles que não receberam o composto morreram em três dias. A equipe também descobriu que antibióticos comuns, como amoxicilina, perturbavam severamente o microbioma dos animais, o que levou a infecções por C. difficile. Por outro lado, o tratamento com lolamicina não causou mudanças observáveis no microbioma intestinal e poupou os camundongos da infecção por C. difficile.

Gitai diz que o estudo “demonstra a viabilidade” de mirar no sistema Lol, mas acrescenta: “Há um longo caminho entre mostrar eficácia em camundongos e desenvolver um medicamento para uso humano”. Hiller também soa uma nota cautelosa. O tempo entre a descoberta de um antibiótico e sua aprovação para uso clínico pode ser de mais de duas décadas, “e não há muito dinheiro a ser feito com um antibiótico novo”, diz ele. “Cerca de dez a vinte novos antibióticos Gram-negativos foram descobertos nos últimos dez anos”, acrescenta, mas nenhum obteve aprovação da Food and Drug Administration dos EUA.