Ciência e Tecnologia

Nasa celebra Dia Mundial dos Oceanos com imagem de Cabo Frio

Foto: Nasa

A Agência Espacial Americana (NASA) presenteou o Brasil neste Dia Mundial dos Oceanos (8) com uma imagem de tirar o fôlego: Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, vista do espaço. A foto foi capturada em 16 de setembro de 2023 pelo instrumento OLI-2 (Operational Land Imager-2) a bordo do Landsat 9, satélite em órbita da Terra fruto da parceria entre NASA e USGS.

A publicação da NASA nas redes sociais não poupou elogios à beleza da região. “Relaxando no Brasil”, diz a legenda, que também destaca a origem do nome “Cabo Frio”: “assim chamado porque o oceano que o rodeia é excepcionalmente frio”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência espacial explica que os fortes ventos de nordeste que sopram ao longo da costa de Cabo Frio empurram as águas superficiais quentes para longe da costa, permitindo que a água fria das profundezas do oceano suba à superfície. Essa água ressurgida, rica em nutrientes, ajuda a alimentar o rico ecossistema marinho da região.

Além de Cabo Frio, a foto também revela outras cidades da Região dos Lagos, sendo a única imagem divulgada pela NASA em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile