Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
As mudanças nos oceanos da Terra só estão fazendo com que os dias cresçam mais. A duração de um dia na Terra acabará se estendendo para 25 horas, mas os cientistas dizem que isso não deve surpreender. Embora possa levar milhões de anos até que outra hora seja abordada, os dias da Terra vêm se alongando há anos. Na verdade, eles estão ficando mais longos em cerca de 1,8 milissegundos por século, de acordo com o EarthDate, um programa de rádio pública criado pela Universidade do Texas em Austin. Este é um aumento de um minuto a cada 3,3 milhões de anos, o que significa que pode levar 200 milhões de anos até que outra hora seja adicionada ao dia.
Parece que a culpa é da Lua, já que o atrito produzido pelas marés vem diminuindo a rotação da Terra ao longo do tempo. À medida que a Terra gira em seu eixo, isso determina a quantidade de luz solar que atravessa sua face e, por sua vez, a duração dos dias. Mas a gravidade da Lua puxa para o lado da Terra que está mais próximo dela, criando marés e fazendo com que o planeta se aprofunde. Como a Terra gira mais rápido do que a Lua a orbita, a chamada “protuberância de maré” viaja à frente da posição relativa da Lua.
Esse caroço puxa a Lua para frente, causando atrito ao longo do fundo do mar que dificulta a rotação do planeta. Os cientistas dizem que os dias mais lentos são realmente observados há séculos.”A mudança na taxa de rotação da Terra está acontecendo gradualmente o suficiente para que os processos evolutivos possam se adaptar às mudanças ao longo do tempo”, disse Konstantin Batygin, professor de ciência planetária do Caltech, ao Live Science. Na verdade, a duração dos dias vem variando há anos, e um bilhão de anos atrás, um dia tinha apenas cerca de 19 horas de duração.
“A mudança relativa na velocidade orbital não seria perceptível na vida diária”, explicou Batygin. A essa altura, espera-se que os dias tenham 25 horas de duração, seriam 350 dias em um ano, em vez de 365 dias. O comprimento de um ano é determinado pelo número de rotações da Terra que ocorrem durante uma órbita solar. À medida que o planeta contorna o Sol em um caminho quase circular, ele gira em seu próprio eixo 365,25 vezes por ano sideral. Este termo denota quando o Sol e a Terra retornam ao mesmo lugar no espaço em relação às estrelas.
A rotação extra de um trimestre a cada ano explica o ano bissexto quadrienal, que nos mantém em sincronia com o Sol. Apesar dos dias mais longos, a Terra está girando mais rápido do que nunca desde março de 2011, quando um terremoto de magnitude 8,9 atingiu o Japão. O evento sísmico acelerou a rotação da Terra e encurtou a duração do dia em 1,8 microssegundos.