Ciência e Tecnologia

Como Moinhos de Bolas Dourados Podem Transformar a Indústria Química

Foto: Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Moinhos de esferas dourados como catalisadores verdes. Aldeídos são compostos essenciais na indústria química e utilizados na fabricação de medicamentos, vitaminas e fragrâncias. A oxidação seletiva de álcoois em aldeídos, sem reações secundárias, é portanto de grande importância. A superoxidação ocorre frequentemente com muitos métodos convencionais, causando a formação de subprodutos indesejáveis, como ácido carboxílico e ésteres. Os métodos tradicionais de oxidação de álcool também geralmente requerem o uso de solventes e produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Eles não apenas produzem resíduos nocivos, mas também representam riscos significativos à saúde dos usuários.

Além disso, altas temperaturas e pressões são frequentemente usadas, o que pode causar a degradação de substratos sensíveis à temperatura. Vasos reutilizáveis. A equipe de Ruhr-University Bochum usa, em vez disso, a mecanochemistry: moinhos de bolas, geralmente usados para moer materiais, são usados para conduzir reações químicas. O avanço crucial está no uso de recipientes de moagem revestidos com uma fina camada de ouro com apenas alguns nanômetros de espessura. “Como descobrimos que a reação ocorre exclusivamente na superfície do ouro, pudemos nos limitar às menores quantidades do metal precioso simplesmente revestindo o recipiente de moagem”, diz o autor principal, Maximilian Wohlgemuth.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os vasos também podem ser reutilizados em várias reações.” A reação catalítica ocorre diretamente no moinho de bolas, sem o uso de solventes nocivos e em condições brandas, o que mantém a integridade dos substratos e aumenta a eficiência energética. “Nosso método produz significativamente menos resíduos e dispensa a produção dispendiosa de compostos moleculares de ouro ou nanopartículas de ouro”, resume Wohlgemuth. Isso torna o processo não apenas mais sustentável, mas também mais econômico.

Transferível para muitas áreas da química. A introdução do ouro como catalisador em processos mecanochemistrys tem potencial para uso em muitas áreas da química. “Nossos resultados podem abrir caminho para pesquisas e desenvolvimentos futuros baseados no uso de metais preciosos em processos ecologicamente corretos”, diz Lars Borchardt. “A combinação de alta eficiência, baixo impacto ambiental e custo-efetividade torna nosso método uma abordagem promissora para o futuro da química.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile