Impacto cósmico na pré-história: descoberta de quartzo chocado indica evento catastrófico

Quartzo chocado revela evidências de explosão cósmica histórica. Pesquisadores avançam na hipótese do impacto de Dryas Recente, que sugere que um cometa fragmentado colidiu com a atmosfera da Terra há 12.800 anos. Esse evento teria causado uma mudança climática drástica, interrompendo o aquecimento global e iniciando o período quase glacial conhecido como Dryas Recente.

O professor emérito da UC Santa Barbara, James Kennett, e colegas, relatam a descoberta de materiais indicativos de uma explosão cósmica em vários locais no leste dos EUA (Nova Jersey, Maryland e Carolina do Sul). Esses materiais, incluindo platina, microsférulas, vidro fundido e quartzo fraturado por choque, são consistentes com pressões e temperaturas de uma explosão aérea, conforme publicado na revista *Airbursts and Cratering* da ScienceOpen.

A Terra é constantemente bombardeada por pequenos detritos celestes, mas eventos catastróficos como o impacto de Chicxulub, que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos, são raros. Entre esses extremos, existem impactos que, embora não deixem crateras, são altamente destrutivos, como o evento de Tunguska de 1908, que derrubou 2.150 quilômetros quadrados de floresta na Sibéria.

O cometa associado ao resfriamento do Dryas Recente tinha cerca de 100 quilômetros de largura e se fragmentou em milhares de pedaços. A camada de sedimentos relacionada a essa explosão contém altos níveis de irídio e platina, além de materiais formados sob alta pressão e temperatura, como microsférulas magnéticas, vidro fundido e nanodiamantes.

Os pesquisadores focaram na presença de quartzo chocado, identificado por suas lamelas que indicam tensões extremas capazes de deformar sua estrutura cristalina. Enquanto o quartzo chocado é comum em crateras de impacto, associá-lo a explosões aéreas é desafiador. Kennett explica que as fraturas causadas por explosões aéreas são diferentes, apresentando padrões irregulares em vez de paralelos.

Essas fraturas irregulares são acompanhadas por sílica amorfa – vidro derretido – nas fissuras do quartzo, evidenciando a combinação de alta pressão e temperaturas superiores a 2.000 graus Celsius. Amostras recentes de explosões aéreas, como as do teste da bomba atômica Trinity, também mostram quartzo fraturado e vidro fundido.

Esses grãos de quartzo de baixa pressão reforçam a teoria de um cometa fragmentado que causou incêndios generalizados e mudanças climáticas abruptas, resultando na extinção de 35 gêneros de megafauna na América do Norte e no colapso da cultura Clóvis. Segundo Kennett, a evidência dos quartzos chocados de baixa pressão é significativa para interpretar o impacto cósmico, mesmo sem a formação de grandes crateras, indicando explosões aéreas de baixa altitude quase certamente associadas a esse evento cometário.