Ciência e Tecnologia

Robô de Prefeitura ‘Comete Suicídio’ em Queda de Escada

© AFP / Gumi City Council

Um assistente robótico “empregado” no Conselho Municipal de Gumi, na Coreia do Sul, encerrou sua existência enquanto estava no trabalho, caindo em um poço de escadas, anunciou o órgão administrativo na quarta-feira.

O incidente no conselho ocorreu na semana passada; o robô foi visto “girando no mesmo lugar como se algo estivesse errado” antes de cair dois metros do topo de uma escada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Partes do robô foram recolhidas e serão analisadas pelo fabricante”, disse um oficial do conselho à AFP.

O assistente robótico, fabricado por uma startup baseada na Califórnia chamada Bear Robotics, assumiu o papel administrativo no conselho em agosto passado. O robô tinha seu próprio cartão de funcionário e trabalhava das 9h às 16h, transportando documentos pelo prédio, auxiliando visitantes e promovendo a cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O fim da máquina deixou profundamente entristecidos os funcionários da prefeitura; atualmente, não há planos para adotar um novo robô. “Oficialmente, ele faz parte da prefeitura, é um de nós. Ele trabalhou duro”, disse um oficial da prefeitura.

O incidente foi destacado pela mídia local como o primeiro “suicídio de robô” no país. No entanto, o androide foi precedido em “morte” por um incidente em Washington, DC, quando um robô de segurança chamado Steve se afogou em uma fonte de água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As imagens de Steve deitado ao lado de seus colegas humanos rapidamente se tornaram virais na época, desencadeando uma onda de humor negro questionando o valor da vida artificial. A hipótese de “autoexclusão”, no entanto, foi posteriormente desmentida, já que os dados da caixa preta de Steve indicaram que o robô havia escorregado em uma “superfície de tijolo solto” e caído vítima de um trágico acidente, em vez de pensamentos sombrios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile