Ciência e Tecnologia

Revolução na Moda: Descubra as Roupas que Capturam Seus Movimentos!

Foto: Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Vestuário inteligente! Costuras em roupas capturam movimento corporal. As roupas do dia a dia podem em breve ser capazes de capturar e registrar os movimentos do corpo, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelas Universidades de Bristol e Bath. Baixas tensões inofensivas são passadas através de roscas condutoras que são costuradas em costuras de vestuário para criar circuitos elétricos.

Sua resistência muda com o movimento do corpo do usuário. O trabalho abre novas possibilidades para fazer roupas digitais que detectam e capturam movimentos com muito mais precisão do que é possível usando telefones atuais e relógios inteligentes. O artigo, apresentado na conferência Designing Interactive Systems (DIS) em Copenhague hoje (3 de julho de 2024), estabelece as bases para designers de têxteis eletrônicos e fabricantes de roupas criarem roupas de ponta que possam melhorar o exercício, a fisioterapia e a reabilitação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O professor Mike Fraser, da Escola de Ciência da Computação da Universidade de Bristol, comentou: “Estamos entusiasmados com a oportunidade de os fabricantes de roupas implementarem nossos projetos em mangas e outras costuras de vestuário. “Mostramos que costuras sobretravadas comuns em construções de vestuário padrão podem fazer um bom trabalho de detecção de movimento.

O design evita a necessidade de uma fonte de energia separada, emparelhando a costura com uma bobina de carregamento, extraindo a energia sem fio de um telefone celular colocado no bolso. “Isso significa que roupas com sensor de movimento avançado podem ser feitas sem alterar os processos de fabricação existentes, o que facilita a adoção dessa tecnologia, sem investimento, bastando acrescentar uma mini bobina na hora de fazer as costuras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Também mostramos que aplicativos de smartphones que usam técnicas avançadas de Inteligência Artificial (IA) podem usar esses dados de movimento para combinar o movimento do corpo com posturas ou gestos específicos, como exercícios fisioterapêuticos.” A equipe produziu um curta-metragem para a conferência ilustrando como a técnica funciona.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile