Hidrogel Multicomponente, Um Marco na Pesquisa sobre Alzheimer e Neurodegeneração

Estudo inovador revela insights sobre os mecanismos da doença de Alzheimer por meio de nova matriz de hidrogel. Um salto significativo na compreensão da interação entre estruturas semelhantes a amiloide e células neuronais Pesquisadores do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica (TIBI) revelaram um estudo pioneiro que lança luz sobre os intrincados mecanismos subjacentes à doença de Alzheimer (DA).

O estudo, intitulado “Efeitos da matriz de hidrogel peptídico que imita β amiloide no fenótipo de célula progenitora neuronal”, representa um salto significativo na compreensão da interação entre estruturas semelhantes a amiloide e células neuronais. Liderada por Natashya Falcone e pelos co-primeiros autores Tess Grett Mathes e Mahsa Monirizad, a equipe de pesquisa mergulhou no reino dos hidrogéis à base de peptídeos automontáveis, conhecidos por sua versatilidade em imitar matrizes extracelulares (ECMs) de diversos microambientes.A DA apresenta um intrincado desafio na pesquisa neurodegenerativa.

Os modelos bidimensionais (2D) tradicionais apresentam limitações em captar a complexidade da doença. Através de sua abordagem inovadora, a equipe desenvolveu um arcabouço de hidrogel multicomponente, chamado Col-HAMA-FF, projetado para imitar o beta-amiloide (β) contendo microambiente associado à DA. As descobertas do estudo, publicadas em uma edição recente da Acta Biomaterialia, iluminam a formação de estruturas de folhas de β dentro da matriz de hidrogel, imitando as nanoestruturas de proteínas β amiloides.

Ao cultivar células progenitoras neuronais saudáveis (NPCs) dentro desse ambiente que imita amiloide e comparar os resultados com aqueles em uma matriz que imita a natureza, os pesquisadores observaram níveis elevados de marcadores de neuroinflamação e apoptose. Isso sugere um impacto significativo das estruturas semelhantes às amiloides, nos fenótipos e comportamentos das NPCs. O Dr. Ali Khademhosseini, autor correspondente do estudo, expressou entusiasmo sobre as implicações de suas descobertas:

“Este trabalho fundamental fornece um arcabouço promissor para futuras investigações sobre mecanismos de DA e testes de drogas. Ao preencher a lacuna entre os modelos de hidrogel 3D e a realidade complexa das nanoestruturas patológicas da DA, pretendemos entender essa interação em células neuronais saudáveis para que possamos acelerar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes.” O estudo representa um passo crucial para desvendar os mistérios do ambiente semelhante ao b-amiloide que pode ser encontrado na DA e marca um marco na busca por soluções inovadoras para combater doenças neurodegenerativas.