Ciência e Tecnologia

Segredo para Vida Mais Longa? Estudo Mostra Como Bloquear Proteína Pode Prolongar Vida de Camundongos

Foto: Divulgação

Um novo estudo publicado na revista Nature revela que inibir a proteína inflamatória IL-11 pode aumentar significativamente a expectativa de vida saudável em camundongos, com ganhos de quase 25%. A pesquisa foi conduzida por cientistas do Laboratório de Ciências Médicas do Conselho de Pesquisa Médica, do Imperial College London e da Duke-NUS Medical School em Cingapura.

Os experimentos mostraram que camundongos tratados com um anticorpo anti-IL-11 viveram, em média, 22,4% mais (machos) e 25% mais (fêmeas) do que os camundongos não tratados. A IL-11, que aumenta com a idade, está associada à inflamação crônica, fibrose em órgãos, distúrbios metabólicos, perda de massa muscular e fragilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os camundongos com IL-11 desativada apresentaram uma redução significativa na incidência de câncer, doenças relacionadas ao envelhecimento e menos sinais de fragilidade. Eles também mostraram uma melhor função muscular e uma redução mínima nos efeitos colaterais.

Apesar dos resultados promissores, mais pesquisas são necessárias para determinar se esses efeitos podem ser replicados em humanos. Ensaios clínicos com medicamentos anti-IL-11 já estão em andamento para outras condições, o que pode abrir caminho para futuras investigações sobre o potencial desses tratamentos para retardar o envelhecimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile