Ciência e Tecnologia

Comemorações Marcam 55 Anos do Pouso da Apollo 11 com Eventos em Todo o Mundo

(NASA)

O universo se junta à festa de 55 anos da chegada do homem à Lua! Neste fim de semana, com a Lua Cheia no céu, celebramos o grande feito de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que, em 20 de julho de 1969, deram o primeiro passo da humanidade em nosso satélite natural.

Buzz Aldrin, agora com 94 anos, será o destaque de uma gala especial no Museu do Ar e do Espaço de San Diego, na noite deste sábado. Aldrin será acompanhado por Charlie Duke, que atuou como voz do Controle da Missão durante o pouso lunar. Jim Kidrick, presidente do museu, ressaltou a importância de celebrar este marco não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo inteiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para aqueles que não podem viajar para destinos icônicos como San Diego, Cabo Canaveral ou Houston, outras opções de comemoração estão disponíveis. O novo filme “Fly Me to the Moon”, estrelado por Scarlett Johansson, oferece uma forma emocionante de relembrar o feito da Apollo 11. Além disso, o Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian disponibilizou um site especial com conteúdo relacionado à missão Apollo 11.

O Centro Espacial Kennedy da NASA está promovendo um festival lunar em sua área de visitantes, próxima ao local de lançamento do foguete Saturno V que levou Armstrong, Aldrin e Michael Collins ao espaço em 16 de julho de 1969. Outro festival lunar está sendo realizado no Centro Espacial Johnson em Houston, sede do Controle da Missão. O administrador da NASA, Bill Nelson, destacou: “Nenhum momento uniu mais o país do que quando a Águia pousou, enquanto todo o planeta Terra observava de baixo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Neil Armstrong, natural de Wapakoneta, Ohio, e falecido em agosto de 2012, será lembrado em uma homenagem no Armstrong Air and Space Museum. As atividades incluem a corrida “Run to the Moon”, lançamentos de modelos de foguetes e demonstrações em túneis de vento. O Museu John e Annie Glenn, em New Concord, Ohio, também estará aberto para homenagear John Glenn, o primeiro americano a orbitar a Terra.

Aldrin, que acompanhou Armstrong na superfície lunar, descreveu a experiência como “desolação magnífica”. Ambos os astronautas passaram pouco mais de duas horas na Lua antes de retornarem ao módulo lunar e se reunirem com Michael Collins, que permaneceu em órbita lunar. Os trajes espaciais de Armstrong, Aldrin e Collins estão preservados no Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian, em Washington. Collins faleceu em 2021 e Armstrong em 2012.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O USS Hornet, o porta-aviões que recuperou os astronautas da Apollo 11 após a descida no Oceano Pacífico em 24 de julho de 1969, faz parte de um museu em Alameda, Califórnia. Neste sábado, o Hornet realizará uma festa com alguns membros da equipe de recuperação original.

O programa Apollo levou 12 astronautas à Lua entre 1969 e 1972. A maior parte das rochas coletadas nessas missões ainda está sob custódia no laboratório do Centro Espacial Johnson, em Houston, após um período de quarentena devido ao medo de contaminação lunar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A NASA agora está concentrada em seu novo programa lunar, Artemis, que visa enviar quatro astronautas ao redor da Lua no próximo ano. O foguete SLS (Space Launch System), destinado a essa missão, chegará ao Centro Espacial Kennedy na próxima semana, vindo do Michoud Assembly Facility, em Nova Orleans. Embora o voo inicial, previsto para setembro de 2025, não inclua um pouso lunar, futuras missões podem realizar essa etapa a partir de 2026.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile