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O Tempo Voa Quando Você se Diverte? Ciência Explica a Relação entre Experiências, Não em Um Relógio Interno

Foto: Divulgação

Nosso cérebro controla o tempo com base em experiências, não em um relógio interno, diz novo estudo

  • Percepção do tempo é baseada no número de experiências, não em um “relógio interno”.
  • Quanto mais fazemos, mais rápido o tempo parece passar.
  • Cérebro usa um sistema de “contagem” para acompanhar a passagem do tempo.
  • Descobertas podem ter implicações para transtornos psiquiátricos, memória e aprendizado.

Novos detalhes desvendam como o cérebro controla o tempo

Um novo estudo da UNLV desafia a ideia de que nosso cérebro tem um “relógio interno” que nos diz quanto tempo passou. Em vez disso, os pesquisadores descobriram que percebemos a passagem do tempo com base no número de experiências que temos.

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“Contamos o tempo em nossa própria experiência por coisas que fazemos, coisas que acontecem conosco”, disse James Hyman, professor associado de psicologia da UNLV e autor sênior do estudo. “Quando estamos parados e estamos entediados, o tempo passa muito devagar porque não estamos fazendo nada ou nada está acontecendo. Pelo contrário, quando muitos eventos acontecem, cada uma dessas atividades está avançando nossos cérebros. E se é assim que nossos cérebros dizem objetivamente o tempo, então quanto mais fazemos e quanto mais isso acontece conosco, mais rápido o tempo passa.”

Cérebro usa um sistema de “contagem” para acompanhar o tempo

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A equipe de pesquisa analisou as mudanças nos padrões de atividade cerebral em roedores enquanto eles realizavam uma tarefa repetitiva. Eles descobriram que à medida que os roedores progrediam na tarefa, diferentes grupos de células cerebrais disparavam, criando um registro das experiências do animal.

“As células estão trabalhando juntas e, com o tempo, se alinham aleatoriamente para fazer o trabalho: uma célula fará algumas tarefas e, em seguida, outra levará algumas tarefas”. “As células estão rastreando movimentos e, portanto, pedaços de atividades e tempo ao longo da tarefa.”

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Descobertas podem ter implicações para transtornos psiquiátricos, memória e aprendizado

As descobertas do estudo podem ter implicações para nossa compreensão de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão, que podem estar relacionados a distorções na percepção do tempo. O estudo também pode levar a novas maneiras de melhorar a memória e o aprendizado.

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“Se quisermos nos lembrar de algo, podemos querer desacelerar estudando em sessões curtas e tirar um tempo antes de nos engajarmos na próxima atividade. Dê a si mesmo momentos de silêncio para não se mover”. “Por outro lado, se você quiser passar de algo rapidamente, envolva-se em uma atividade imediatamente.”

Hyman disse que as descobertas também podem nos ajudar a controlar nossas experiências subjetivas de tempo.

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“Quando as coisas se movem mais rápido, tendemos a pensar que é mais divertido – ou às vezes esmagador. Mas não precisamos pensar nisso como sendo uma experiência puramente psicológica, como divertida ou avassaladora; em vez disso, se você vê-lo como um processo físico, pode ser útil”, disse ele. “Se for avassalador, diminua a velocidade ou se estiver entediado, adicione atividades. As pessoas já fazem isso, mas é empoderador saber que é uma maneira de trabalhar sua própria saúde mental, já que nossos cérebros já estão trabalhando assim.”

O estudo foi publicado na revista Current Biology.

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Detalhes adicionais:

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  • O estudo foi realizado em roedores, mas os pesquisadores acreditam que os resultados também se aplicam aos humanos.
  • A equipe de pesquisa usou técnicas de eletrofisiologia para registrar a atividade cerebral dos roedores

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