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Quase duas semanas após o apagão cibernético global que afetou computadores com sistema operacional Windows, a Microsoft anunciou hoje que está enfrentando problemas em seu serviço de computação em nuvem, o Azure. A falha causou interrupções em alguns serviços para empresas que utilizam a plataforma.
De acordo com a empresa, a interrupção foi provocada por um aumento inesperado no uso da plataforma, o que também impactou vários serviços do pacote Microsoft 365. Entre as empresas afetadas nos EUA, está a Starbucks, cuja plataforma de pedidos online enfrentou problemas operacionais.
O incidente foi registrado pela primeira vez por volta das 7h, no horário de Nova York, com centenas de reclamações sendo relatadas no Downdetector.
Enquanto a Microsoft está monitorando e trabalhando para resolver a situação, a Starbucks conseguiu restaurar em grande parte seu sistema de pedidos online, embora ainda enfrente alguns problemas persistentes.
Essa falha ocorre após o recente apagão digital global, que causou o travamento de 8 milhões de computadores com Windows devido a uma atualização defeituosa de um software da empresa de cibersegurança CrowdStrike.
A Microsoft, cofundada por Bill Gates, enfrenta críticas contínuas em relação a uma série de ciberataques, o que resultou em um relatório do governo dos EUA recomendando mudanças significativas na empresa.
Hoje, a empresa divulgará seu balanço do segundo trimestre, com investidores preocupados com os números de vendas do Azure e questionando se os ganhos refletirão os altos investimentos da empresa em inteligência artificial.