Ciência e Tecnologia

EUA consideram ação histórica para dividir o Google; Entenda!

Unsplash

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está considerando uma ação histórica para dividir o império empresarial do Google, após um juiz federal ter determinado que o gigante da tecnologia tem um monopólio ilegal sobre a busca online.

Procuradores do DOJ podem pedir ao juiz Amit Mehta que ordene a venda de partes do negócio do Google, com possíveis candidatos para desinvestimento incluindo seu sistema operacional Android, o navegador web Chrome e a plataforma de publicidade AdWords, informou a Bloomberg.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma possível venda do Android, o sistema operacional mais usado no mundo, tem gerado mais discussão entre os procuradores do DOJ que estão elaborando o plano da agência, disse a publicação, citando fontes com conhecimento das discussões da agência.

Os federais também estão avaliando opções “menos severas”, como exigir que o Google compartilhe dados com concorrentes de busca, como o DuckDuckGo e o Bing da Microsoft.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Eles também podem buscar impor restrições aos produtos de inteligência artificial do Google para evitar que ele obtenha uma vantagem injusta. Por exemplo, o DOJ pode pedir a Mehta que bloqueie o Google de exigir que as empresas permitam que ele “raspe” seu conteúdo em troca de aparecer nos resultados de pesquisa.

Em uma decisão histórica na semana passada, Mehta determinou que o Google é um “monopólio” que se baseou em bilhões de dólares em pagamentos a parceiros como Apple, Samsung e AT&T, incluindo US$ 26,3 bilhões apenas em 2021, para garantir que seu mecanismo de pesquisa seja ativado por padrão na maioria dos smartphones.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mehta decidiu que o Google violou a Seção 2 da Lei Antitruste Sherman em dois mercados – serviços gerais de pesquisa e publicidade geral de texto – e considerou que os acordos de mecanismo de pesquisa padrão “são exclusivos e têm efeitos anticompetitivos”.

O DOJ deve pedir a Mehta que bloqueie o Google de oferecer acordos padrão no futuro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As ações do Google caíram mais de 1% nas negociações após o fechamento do mercado na terça-feira.

Uma proposta para dividir o Google seria a primeira do tipo pelos federais em mais de 20 anos. O DOJ ganhou um importante caso antitruste contra a Microsoft, mas depois abandonou uma tentativa de dividir a empresa em 2001.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O DOJ irá delinear suas medidas propostas para enfrentar o monopólio do Google durante o segundo conjunto de processos judiciais relacionados ao caso antitruste, que estão programados para começar em setembro.

O Google se recusou a comentar. O DOJ não pôde ser contatado imediatamente para comentar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Google já indicou que planeja recorrer da decisão de Mehta.

“Esta decisão reconhece que o Google oferece o melhor mecanismo de pesquisa, mas conclui que não devemos ser autorizados a torná-lo facilmente disponível”, disse o presidente de assuntos globais da empresa, Kent Walker, em um comunicado na semana passada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile