Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A tripulação da missão Polaris Dawn da SpaceX realizou nesta quinta-feira a primeira caminhada espacial da história realizada por astronautas não profissionais.
“A primeira caminhada espacial desde Dragon começou!”, escreveu a SpaceX em sua conta na rede social X ao fazer o anúncio. A atividade extraveicular (EVA) começou oficialmente às 10h12 GMT, quando o oxigênio começou a entrar nos trajes dos astronautas.
O empresário tecnológico Jared Isaacman e sua tripulação voaram mais longe da Terra do que qualquer outro foguete desde os astronautas da missão Apollo da NASA.
A nave da companhia de Elon Musk é comandada pelo mencionado multimilionário Isaacman, acompanhado do ex-piloto da Força Aérea dos EUA Scott Poteet, e das engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon, que atuam como especialista e oficial médica de voo, respectivamente.
A caminhada, realizada a 700 quilômetros da Terra, era o principal objetivo desta missão.
A operação foi transmitida ao vivo com várias câmeras posicionadas dentro e fora da cápsula, pela escotilha da cúpula saíram primeiro Isaacman e depois Gillis, tornando-se os primeiros civis a passearem pelo exterior de uma nave espacial.
Isaacman saiu de Dragon e passou vários minutos realizando testes de mobilidade do traje, que avaliam o controle geral do corpo e das mãos, e a fixação dos pés. Em seguida foi a vez de Gillis, que realizou ações similares.
A missão, que será concluída no sexto dia com um amerizagem nas costas da Flórida, é uma das três que Isaacman, fundador da empresa de pagamentos online Shift4, comprou da SpaceX em 2022 para seu Programa Polaris, por um valor não revelado.
Quem são os turistas espaciais da missão
Jared Isaacman é um empresário bilionário e CEO da Shift4, além de piloto com cerca de 6 mil horas de voo. Ele já comandou a missão Inspiration4, a primeira totalmente comercial a orbitar a Terra, e detém diversos recordes mundiais de aviação.
Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, tem mais de 3.200 horas de voo em aeronaves de alto desempenho, como o F-16. Ele é sócio comercial de Isaacman e tem vasta experiência como diretor em grandes empresas.
Sarah Gillis é engenheira-chefe de operações espaciais da SpaceX, responsável pelo treinamento de astronautas para missões como a Inspiration4 e outras missões tripuladas da NASA.
Anna Menon também é engenheira-chefe da SpaceX e trabalha no desenvolvimento de operações da tripulação, além de ter experiência como controladora de voo biomédica na NASA.
Treinamento intensivo de dois anos
Após o sucesso da Inspiration4, a equipe da Polaris Dawn intensificou seu treinamento, composto por pilotos e especialistas em questões espaciais, mas que nunca haviam completado o curso completo de astronauta da NASA.
Nos últimos meses, foram compartilhadas imagens do treinamento, e Poteet comentou sobre os desafios comparados ao seu treinamento anterior na Força Aérea dos EUA. O avanço dos trajes EVA da SpaceX foi um grande passo para as futuras missões da empresa.
Isaacman afirmou que o objetivo é um futuro onde o turismo espacial seja mais acessível e escalável, com trajes espaciais que não custem centenas de milhões de dólares.