Ciência e Tecnologia

Eclipse do Sol acontece hoje à tarde; veja horário e como observar

Foto: A Owen/Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão a oportunidade de observar um eclipse solar nesta quarta-feira (02), próximo ao pôr do sol. O fenômeno acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, sem encobri-lo totalmente, formando o chamado “anel de fogo” no céu.

A visão do eclipse anular será possível em uma estreita faixa que atravessa o Oceano Pacífico, Atlântico e o extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, quanto mais ao sul, maior será a área encoberta pela Lua. Ela explicou que, tanto nos eclipses totais quanto nos anulares, a Lua bloqueia parte ou toda a luz solar em uma região específica da Terra. A área onde a luz é completamente bloqueada é chamada de umbra, e a penumbra, ao redor, é onde o eclipse é parcial.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está no apogeu, seu ponto mais distante da Terra, o que faz com que pareça menor do que o Sol. Eclipses solares acontecem, em média, duas vezes ao ano, podendo ser parciais, anulares ou totais. O último eclipse anular foi em 14 de outubro de 2023, com parte dele visível no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante o evento de 2023, o Observatório Nacional coordenou uma ampla transmissão ao vivo que alcançou mais de 2,2 milhões de visualizações, com imagens retransmitidas pela NASA e pelo site Time and Date.

Josina destacou que eclipses solares e lunares costumam ocorrer em sequência, devido à inclinação da órbita da Lua. O eclipse anular desta quarta está associado ao eclipse parcial da Lua ocorrido em setembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para observar o fenômeno, é fundamental encontrar um local com vista livre para o oeste, já que ele acontecerá próximo ao pôr do sol. No Rio de Janeiro, por exemplo, o eclipse começará às 17h01, atingindo seu pico às 17h42, com o pôr do sol às 17h52.

A astrônoma reforçou a importância de utilizar proteção adequada, como óculos certificados para observação solar ou vidros de soldador 14, alertando que olhar diretamente para o Sol sem esses equipamentos pode causar danos à visão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Observatório Nacional transmitirá o eclipse ao vivo no YouTube, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa e o Time and Date.

  • Início do eclipse parcial: 12h42
  • Começo do eclipse total: 13h50
  • Eclipse Máximo: 15h45
  • Fim do eclipse total: 17h39
  • Fim do eclipse parcial: 18h47
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile