Ciência e Tecnologia

Fungo “dedos do diabo” surge na Inglaterra e causa espanto

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um fungo de aparência bizarra e com um odor desagradável, apelidado de “dedos do diabo”, foi encontrado na Floresta de New Forest, na Inglaterra. A descoberta surpreendeu moradores locais, que o compararam a algo saído de um filme de terror.

Julia Rosser, de 67 anos, uma professora aposentada que encontrou o fungo, descreveu a experiência: “Este parecia mais uma mão do que qualquer outro que já vi. Parecia estar se estendendo do além-túmulo. Era muito assustador”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O “dedos do diabo” geralmente surge no final de outubro, mas devido ao clima úmido, apareceu mais cedo este ano. Rosser afirmou: “Encontrei dedos do diabo aproximadamente na mesma área no ano passado, então estava de olho neles. Eles surgem do solo com esses tentáculos ou dedos vermelhos”.

O estranho fungo também é conhecido como “corno fedorento do polvo” ou “fungo polvo”. Originário da Nova Zelândia e da Austrália, acredita-se que o fungo tenha sido introduzido na França durante a Primeira Guerra Mundial, em suprimentos militares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A espécie é do hemisfério sul e foi descoberta pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1914”, explica a Wildlife Trusts. O fungo eclode de um “ovo” gelatinoso e viscoso, e à medida que cresce, os braços semelhantes a tentáculos começam a se protrair.

Apesar de sua cor vermelha brilhante, que o torna fácil de detectar, é relativamente raro no Reino Unido. “Com cerca de 5 cm de altura, os tentáculos podem chegar a 7 cm de comprimento”, afirma a Wildlife Trusts. “Geralmente há pelo menos 3 ou 4 tentáculos. É frequentemente encontrado entre a camada de folhas sob árvores ou em parques e jardins.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, se você não o vir, provavelmente sentirá o cheiro do fungo se estiver por perto. “Este fungo cheira a carne podre, o que atrai insetos para os braços onde estão os esporos”, acrescenta a Wildlife Trusts. “Os esporos são então espalhados pelos insetos visitantes.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile