Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A plataforma X de Elon Musk (anteriormente Twitter) suspendeu a conta em hebraico do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, um dia após seu lançamento.
A nova página de Khamenei, criada no sábado, tornou-se inacessível no domingo.
“Conta suspensa. O X suspende contas que violam as regras do X,” dizia uma mensagem da plataforma. Até o momento, o X não forneceu mais explicações sobre sua decisão.
A suspensão ocorreu poucas horas após uma mensagem ter sido postada na página, afirmando: “O regime sionista cometeu um erro. Ele se equivocou em seus cálculos sobre o Irã. Nós faremos com que ele entenda que tipo de força, capacidade, iniciativa e vontade o povo iraniano possui.”
No seu post, Khamenei aparentemente se referia ao ataque das Forças de Defesa de Israel (IDF) ao Irã, na manhã de sábado. Jerusalém Ocidental afirmou que o ataque mirou cerca de 20 locais militares no país em retaliação ao lançamento de mísseis de Teerã contra Israel no início deste mês. A República Islâmica confirmou que o bombardeio ocorreu, mas insistiu que causou apenas “danos limitados.”
Em 1º de outubro, o Irã disparou quase 200 mísseis balísticos contra Israel, alegando que estava agindo em resposta à morte dos líderes do Hamas e do Hezbollah, além de um general do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).
A conta em inglês de Khamenei no X, que possui 1,3 milhão de seguidores, permanece ativa. Em um dos seus posts mais recentes na página, o líder supremo iraniano disse que “devemos fazer os sionistas [os israelenses] entenderem o poder do povo iraniano.”
Em outra mensagem, ele culpou a ONU e outros organismos internacionais por “não cumprirem seu dever… de enfrentar” Israel, que, além de mirar no Irã, também está envolvido em operações militares na Faixa de Gaza e no Líbano.