Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A biodiversidade brasileira será o tema central da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa nesta terça-feira (05) e vai até o dia 10 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília. Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais”, o evento propõe uma reflexão sobre a diversidade dos biomas nacionais e o valor dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Um dos pontos principais do encontro será a discussão sobre o papel das tecnologias sociais na elaboração de projetos voltados aos desafios dos biomas brasileiros, como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e o sistema Costeiro-Marinho.
A entrada é gratuita e dispensa inscrição prévia. Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT oferece visitas guiadas e uma série de atividades nos auditórios e anexos do museu. Institutos nacionais de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), estarão entre os estandes abertos ao público.
Voltado a escolas, institutos tecnológicos e outros interessados, o evento incluirá oficinas, exposições e debates sobre os biomas, que se destacam por sua combinação única de fatores climáticos, geográficos e hídricos, responsáveis por uma biodiversidade exclusiva de flora e fauna, com várias espécies endêmicas.
Os biomas brasileiros, além de sustentar uma rica biodiversidade, desempenham papéis essenciais na regulação do clima, na conservação dos recursos hídricos e na viabilidade de atividades agrícolas e extrativas. Em destaque, o evento abordará como os conhecimentos ancestrais das comunidades tradicionais contribuem para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além do papel das tecnologias sociais, que aproveitam esses saberes para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos.
Outro tema relevante será o impacto das mudanças climáticas nos biomas e as ações necessárias para mitigar esses efeitos. A programação completa pode ser conferida online.
Em outubro, a SNCT já promoveu atividades em várias cidades do país, de 14 a 20, com a participação de governos locais, instituições de pesquisa e entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação.