Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A exchange de criptomoedas Binance disse que deixará a Holanda depois que o pedido da empresa para se registrar sob o regime holandês de autorização de cripto foi rejeitado.
Referindo-se a um provedor de serviços de ativos virtuais, a Binance disse na sexta-feira que não poderia mais atender clientes holandeses “já que não conseguimos nos registrar como VASP no regulador holandês”.
A empresa não deu uma razão pela qual não conseguiu receber uma licença dos reguladores.
A partir de sexta-feira, nenhum novo usuário da Binance será aceito na plataforma. A partir de 17 de julho, a Binance disse que deixará de permitir que os usuários comprem tokens, negociem ou façam depósitos, embora sua função de retirada permaneça ativa.
A Binance recomendou que os usuários retirassem seus ativos de suas contas.
O banco central holandês, responsável por autorizar novos provedores de serviços de ativos virtuais, não estava imediatamente disponível para comentar.
Sob o atual regime regulatório, a Binance só pode obter aprovação para operar em um país da UE registrando-se sob suas regras de prevenção à lavagem de dinheiro.
A MiCA visa harmonizar a regulamentação cripto em todo o bloco e impedir que maus atores prejudiquem os consumidores, principalmente após a falência da FTX em novembro.
Assim que o MiCA entrar em vigor, as empresas criptográficas com registro em um país da UE poderão usá-lo para oferecer seus serviços em outros estados membros.
A Binance disse que continua “comprometida em trabalhar em colaboração com reguladores em todo o mundo e também está focada em preparar nossos negócios para estar totalmente em conformidade com a MiCA”.
O último golpe para a gigante cripto segue alguns meses tumultuados para o setor de criptomoedas em geral. Na semana passada, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processou a Binance e o CEO Changpeng Zhao, alegando que eles se envolveram na oferta e venda não registrada de títulos e misturaram fundos de investidores com os seus próprios.