Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Alguns se questionam se têm uma cor favorita. Embora essa pergunta seja comum entre crianças, é divertido pensar sobre ela. Certamente, você pode imaginar qual é a cor predominante em seu guarda-roupa ou mesmo qual é a combinação de cores em sua casa. A terapeuta e diretora clínica da Davenport Creative Arts Therapy, Innae Julia Kim, questionou-se sobre o que as cores favoritas das pessoas dizem sobre suas personalidades.
“Embora as preferências de cor não revelem definitivamente os traços da personalidade, podemos compreender melhor a expressão de um indivíduo recorrendo a arquétipos universais da natureza e da história cultural para entender o significado de uma cor”, disse a especialista.
Isso pode explicar por que a cor favorita de muitas pessoas muda ao longo do tempo ou por que algumas têm mais de uma cor favorita. Aqui estão os significados de cada cor, segundo especialistas:
Branco
O branco está presente em elementos naturais serenos como a neve, as nuvens, a lua e as flores. Kim sugere que a cor “representa pureza, bondade, angelicalidade, esperança, divindade, inocência e paz”. Além disso, o branco pode significar limpeza, minimalismo, paz, positividade, elegância e ordem.
Vermelho
O vermelho é uma cor ousada e vibrante, que faz uma declaração verdadeira. Segundo Kim, o vermelho está associado a frutas maduras e flores abertas, denotando fertilidade ou vida. Também está ligado às bochechas quando alguém está envergonhado, o que pode acontecer quando se está coquete, tímido ou até mesmo irritado. Quem ama o vermelho identifica-se com o desejo de ser visto, chamar a atenção, a audácia, a assertividade e a intensidade.
Violeta
Notável por sua associação com a criatividade e a magia, historicamente, a realeza ou a nobreza usavam o violeta para significar luxo, importância e riqueza. Aqueles atraídos pelo violeta identificam-se com características como sofisticação, elegância e singularidade.
Azul
Apesar de sua presença no céu e no oceano, o azul é raro na natureza em termos de pigmento. Kim destaca que “muito poucos organismos carregam o composto químico que pode criar o verdadeiro pigmento azul”. O azul irradia ondas de confiança e confiabilidade, e quem se sente atraído por ele aprecia qualidades como calma, frieza e lealdade.
Verde
O verde está presente em árvores, grama e plantas. Nossos antepassados sabiam que um ambiente verde significava vida, recursos abundantes e saúde. Quem prefere o verde pode identificar-se estreitamente com a natureza, o crescimento e a vitalidade.
Laranja
O laranja evoca imagens de entardeceres, outono e fogueiras, além de estar presente em diversas frutas e verduras. Tende a associar-se com coisas como vitalidade, energia, calor e conforto. Quem aprecia o laranja pode ser considerado extrovertido, caloroso, divertido, acolhedor e alegre.
Amarelo
Estreitamente associado ao sol, o amarelo muitas vezes relaciona-se com sentimentos de energia, felicidade, calor, alegria e brilho. Quem prefere o amarelo pode identificar-se com características como juventude, brilho, positividade e chamar a atenção.
Rosa
Comum na natureza, o rosa é visível em flores, frutas e insetos. “O rosa das flores realmente é usado para atrair pássaros e insetos, indicando que estão prontos para a polinização”, disse Kim. Associado à ternura e ao romance, o rosa pode simbolizar amor, afeto, inocência, feminilidade e doçura.
As cores têm um profundo impacto na percepção e na expressão da personalidade das pessoas. Enquanto alguns veem em suas cores favoritas indícios de sua essência pessoal, outros desfrutam do simples prazer que essas cores trazem à vida diária.