Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ato de lamber é uma forma pela qual os cães se comunicam, tanto entre si como com os humanos.
No entanto, o motivo desse gesto comunicativo nem sempre é o mesmo e, às vezes, está longe de ser uma demonstração de afeto, como muitos acreditam.
Como o cachorro é considerado o melhor amigo do homem, é importante decodificar o que nosso companheiro está tentando nos dizer com seus gestos e comportamentos.
Quais são as razões pelas quais os cães lambem os humanos?
Philip Tedeschi, diretor emérito e fundador do Instituto para a Conexão Humano-Animal da Universidade de Denver, EUA, afirmou que “os cães lambem porque é um comportamento e instinto natural”.
No entanto, as causas podem ser variadas:
- Fome: Segundo Alexandra Horowitz, da Universidade da Califórnia, os filhotes de cães selvagens lambem o rosto e o focinho de sua mãe quando ela retorna de uma caçada à toca para que ela regurgite comida para eles. Embora isso não signifique que o animal espera que seu tutor regurgite comida, os especialistas especulam que, mesmo domesticado, esse gesto ocorre na esperança de receber comida.
- Cumprimentar: Quando voltam para casa, os cães geralmente ficam animados ao ver seus donos e começam a pular, latir e até lamber. Esta é uma forma típica pela qual os cães exploram e se familiarizam com as pessoas, aproveitando seu aguçado sentido do paladar.
- Demonstrar afeto: O ato de lamber pode ser uma maneira do seu cão demonstrar afeto e proximidade. Assim como as mães cães lambem seus filhotes para acariciá-los ou consolá-los, o ato de lamber pode ser a maneira do seu cão demonstrar afeto por você.
Como saber se meu cão está me protegendo?
Os cães são muito sensíveis aos estados emocionais das pessoas. Eles parecem ter a incrível capacidade de interpretar e responder às emoções humanas. Por exemplo, se uma pessoa parece estar chateada, seu cão pode refletir esse sentimento e responder lambendo-a. Os cães também podem sentir o impulso de consolar pessoas tristes.
Como saber se meu cão está com medo?
Quando um cão sente medo, ele pode se esconder em um local seguro, tremer, manter o rabo entre as patas, latir incontrolavelmente ou apresentar outros sinais de desconforto. Reconhecer esses sinais é importante para entender o que seu cão está sentindo e poder ajudá-lo quando necessário.