Curiosidades

HeatRisk: Ferramenta Online Mapeia Riscos de Calor para sua Saúde

Foto: Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nova ferramenta mapeia onde o calor nos EUA pode representar ameaças à saúde. Chamada HeatRisk, a ferramenta online oferecerá avisos atualizados em cores e dicas de segurança. No ano passado, vimos um calor brutal e recorde assolar grande parte do globo. Previsões mostram que temperaturas acima da média provavelmente atingirão a maior parte dos Estados Unidos neste verão também. Mas uma coisa será diferente em 2024: uma ferramenta online estará disponível para mapear e classificar o risco do calor para a saúde. Ela exibe esses riscos usando uma conveniente escala de cinco cores. Qualquer pessoa nos Estados Unidos pode inserir seu código postal. Surgirá o risco de calor atual. Também mostrará “níveis de qualidade do ar e uma previsão de risco de calor de sete dias para a sua área”, observa Mandy Cohen. “Então, você pode planejar seu dia e sua semana com sua saúde em mente.” Cohen é diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, Geórgia.

Ela apresentou esta nova ferramenta HeatRisk em uma coletiva de imprensa em abril deste ano. O calor extremo mata mais de 1.200 pessoas nos Estados Unidos a cada ano, estima o CDC. Isso é “mais do que furacões, inundações e tornados combinados”, diz Rick Spinrad. Ele chefia a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA. As doenças relacionadas ao calor são ainda mais generalizadas. Apenas no ano passado, elas levaram a quase 120.000 visitas ao pronto-socorro. Noites muito quentes também dificultam o sono, aumentando o risco de acidentes, baixo desempenho no trabalho e muito mais. Os mapas do HeatRisk são baseados em previsões de temperatura do Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA. Eles também incluem dados de calor e saúde do CDC. Como um pacote, eles mostram onde as temperaturas elevadas provavelmente representarão uma ameaça para nossa saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os mapas classificam o risco em uma escala que vai do verde claro (sem risco) ao magenta profundo (risco extremo). Essas classificações são baseadas em vários fatores. Isso inclui o quão incomuns são as temperaturas para a época do ano e há quanto tempo pode estar ocorrendo um período de calor excessivo.  Eles também consideram se as noites oferecerão um alívio do calor e se as condições provavelmente serão quentes o suficiente para prejudicar a saúde. Os usuários podem ampliar o mapa colorido e encontrar previsões locais de calor para a semana. Outra parte do site fornece dicas sobre como identificar sinais de doenças relacionadas ao calor e como se manter seguro. Há até uma versão em espanhol. “Quando se trata de calor, nunca é cedo demais para se preparar”, disse Spinrad.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile