Curiosidades

Descoberta Marinha, Lula Misteriosa do Fundo do Mar Carrega Ovos Translúcidos

Foto: Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Este é o momento incrível em que uma lula desconhecida do fundo do mar foi vista carregando ovos translúcidos, levando os especialistas a descobrir pistas de uma nova espécie. Especialistas revelam pistas que os levam a acreditar que uma nova espécie de lula foi descoberta 
A impressionante lula do fundo do mar capturou o fascínio dos pesquisadores pela primeira vez quando foi registrada embalando ovos gigantes em 2015 – algo que eles nunca tinham visto antes. As imagens incríveis foram feitas no Golfo da Califórnia, com a lula inicialmente acreditada como parte da família Gonatidae.

Quase uma década depois, os pesquisadores acreditam que esta é uma espécie desconhecida que foi descoberta através de uma série de pistas nas imagens. As lulas do fundo do mar são vitais nas teias alimentares oceânicas. Eles são predadores-chave que devoram peixes e invertebrados, como vermes, no meio da água. Por sua vez, eles são devorados por aqueles muito maiores do que eles, como peixes grandes, tubarões, baleias, golfinhos, focas e aves marinhas. Apesar de serem incrivelmente importantes tanto ecológicas quanto econômicas, essas criaturas de 10 membros ainda são um mistério para os pesquisadores, especialmente as espécies desconhecidas capturadas nas imagens.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As pistas fascinantes. Os ovos de 1,5 centímetro de largura inicialmente tinham especialistas pensando que a besta não era uma lula típica do fundo do mar. As suspeitas foram confirmadas quando avistamentos antigos de lulas Gonatus relatam ovos com metade do tamanho dos que aparecem nas imagens, com apenas 0,25 centímetros de largura. A falta de óvulos – que se acredita serem menos de 40 – também deixou os pesquisadores perplexos. Em comparação, as lulas Gonatus normais carregam consideravelmente mais, com algumas no passado criando até 3.000 ovos por vez.

As lulas também raramente são vistas vivas em um ambiente tão frio e escuro. A mera profundidade em que a lula marinha foi capturada deu indícios importantes de que não era uma espécie conhecida. Uma lula do fundo do mar protegendo os ovos após a postura é uma visão extremamente rara, dizem os especialistas, já que o processo pode levar as mães a morrer devido à eclosão dos ovos. Steven Haddock, cientista sênior e líder de expedição do Monterey Bay Aquarium Research Instutute, disse: “Nosso encontro inesperado com uma lula criando ovos gigantes chamou a atenção de todos na sala de controle do navio” “Este avistamento notável ressalta a diversidade de maneiras pelas quais os animais se adaptam aos desafios únicos de viver nas profundezas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile