Destaques

Agência Europeia relata possível elo entre a vacina da AstraZeneca com caso de coágulo

Nesta quarta-feira (7), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) relato que encontrou uma possível ligação entre a vacina contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca e alguns casos de coágulos sanguíneos em adultos vacinados. Órgão regulador informou que casos são raros e considera que o balanço entre riscos e benefícios do imunizante contra a Covid-19 permanece positivo

De acordo com a EMA, há uma possível ligação entre o imunizante da farmacêutica AstraZeneca com casos muito raros de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam a vacina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência aconselha que as pessoas que receberam doses da vacina devem procurar assistência médica imediata caso desenvolvam sintomas que revelem a diminuição das plaquetas do sangue, o que pode indicar coágulo sanguíneo. 

Para chegar a essa conclusão, o comitê analisou todas as evidências atualmente disponíveis, incluindo 62 casos de trombose no cérebro e 24 casos de trombose no abdômen relatados no banco de dados de segurança de medicamentos da União Europeia até o dia 22 de março e a orientação de um grupo de especialistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A principal hipótese sobre como o imunizante pode causar essa reação grave é uma rara resposta imunológica que leva a uma condição semelhante à observada algumas vezes em pacientes tratados com heparina (trombocitopenia induzida por heparina, HIT). Ainda não há fatores de risco específicos, mas a maioria dos casos relatados até o momento ocorreu em mulheres com menos de 60 anos de idade nas duas semanas seguintes à vacinação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile