Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (28) às 20h, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará um pronunciamento na cadeia nacional de rádio e televisão. De acordo com o R7, ele explicará a atual situação hídrica do Brasil, que resultou no encarecimento das contas de luz.
A fala deve ter duração de de 4 minutos e 40 segundos e deve abordar a manutenção de bandeira vermelha patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos, que será mantida para as tarifas do mês de julho. Na decisão, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disse que a medida será adotada em razão da intensidade da estação seca nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional), registrando condições hidrológicas desfavoráveis.
Está ainda marcada para amanhã (29) uma reunião da agência reguladora que deve resultar no aumento nos valores das bandeiras tarifárias para o período 2021/2022.
Dias antes do anuncio, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, previu um aumento de até 7,5% no valor das contas de luz devido ao baixo nível dos reservatórios e necessidade de acionamento das usinas térmicas para a geração de energia.
“Conseguimos fazer com que os aumentos que estão ocorrendo no país esse ano para o consumidor residencial fique na casa dos 7%, 7,5%”, disse ele. “A agência está tomando essa decisão ainda no mês de junho, apresentando novo valor que será recolhido na bandeira para pagar as térmicas”, completou.