Destaques

Reforma Eleitoral: Câmara adia votação e ‘distritão’ segue sem acordo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

No início desta quinta-feira (5), a Câmara dos Deputados adiou a votação do relatório na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para discutir mudanças do sistema eleitoral. 

A principal polêmica é a adoção do chamado “distritão” como sistema para a eleição de deputados federais e estaduais nas eleições de 2022. Por esse sistema, elege-se o candidato mais votado, diferentemente do atual sistema proporcional, que também leva em consideração os votos dados aos partidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A reunião da comissão especial começou na noite de quarta-feira (4), após o encerramento do sessão do Plenário, com obstrução de partidos contrários ao “distritão” e muito bate-boca. Diante do impasse, o presidente da comissão, deputado Luís Tibé (Avante-MG), concordou com o adiamento da votação.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao apresentar o parecer sobre mudanças nas regras eleitorais, a relatora Renata Abreu já havia previsto a falta de acordo em torno do “distritão”.

“Tentei ao máximo um acordo, inclusive com o ‘distritão’ misto, para ver se tinha um meio termo entre tudo, mas, de fato, esse é um cenário que está igual a futebol: cada um tem o seu time e vai ter que ir para a democracia, vai ter que ir para o voto”, disse a deputada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma nova tentativa de votação da proposta deve ser feita na tarde desta quinta-feira (5).

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile