Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta terça-feira (16), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê começar a liberação de novas remessas da vacina da AstraZeneca/Oxford contra o novo coronavírus (Covid-19) ao Ministério da Saúde.
As entregas ficaram suspensas por duas semanas e pelo menos cinco capitais enfrentam falta do imunizante, como São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Porto Velho.
Para CNN Brasil, a Fiocruz afirmou que o quantitativo de doses que serão entregues hoje serão informados a medida em que ocorrerem a liberação dos lotes.
Na cidade do Rio, a intercambialidade de vacinas já ocorre nos postos de saúde. Diversas unidades estão substituindo a segunda dose da AstraZeneca pela Pfizer/BioNTech, após recomendação da secretaria municipal de Saúde.
Já na capital paulista, cerca de 340 mil pessoas estão com a aplicação da segunda dose da AstraZeneca atrasada, justamente pela falta de doses. Com isso, a prefeitura também começou a usar o imunizante da Pfizer para completar a vacinação desse público.
A Fiocruz prevê entregar cerca de 15 milhões de doses da AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no mês de setembro.