Destaques

Bahia tem 72 cidades em situação de emergência pelas chuvas e 18 mortos

Duas barragens se romperam neste fim de semana devido às fortes chuvas que assolam a Bahia, que causou a morte de mais uma pessoa elevando o número de vítimas para 18 desde novembro. O governador Rui Costa, assinou neste domingo (26), novo decreto que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência.

Até sábado (25),  cidades faziam parte da lista. Com a atualização, o estado passa a ter 72 com a medida vigente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os rompimentos de barragem aconteceram em Vitória da Conquista, na noite de ontem, e Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo. Moradores foram orientados a deixar suas casas.

Segundo Rui Costa, 37 dos 417 municípios do estado têm comunidades inteiras debaixo d’água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conforme atualização do governo da Bahia, passam a fazer parte da lista: Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley.

Já estavam em situação de emergência as cidades de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Encruzilhada, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia. As precipitações devem continuar, com possibilidade de se estender, pelo menos, até a próxima terça-feira (28), segundo o Cemaden.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo federal anunciou a liberação de recursos para auxiliar o governo da Bahia contra os estragos da forte chuva que castiga o sul do estado. Os valores ainda estão sendo levantados, a partir da demanda que será apresentada pelo governo estadual e as prefeituras.

Uma força-tarefa do poder público, formada por Governo Federal, Governo da Bahia, senadores, secretários estaduais e municipais, reuniu-se neste sábado (25.12) para definir ações de socorro às cidades baianas atingidas pelas fortes chuvas. Durante a reunião, com a participação dos ministros da Cidadania, João Roma, do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do governador da Bahia, Rui Costa, e do secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, foi montada uma operação conjunta de socorro aos municípios afetados pelas enchentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Defesa Civil já são 286 feridos, 11 mil desabrigados, 19.470 desalojados. Mais de 378 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades e alagamentos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile