Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Saúde define nesta quarta-feira (05) os procedimentos para a realização da vacinação de crianças contra a Covid-19. Em dezembro de 2021, a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer em pessoas com idade entre 5 e 11 anos no Brasil.
A decisão foi divulgada pela agência após avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro. A dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor (um terço) em relação àquela utilizada em maiores de 12 anos.
Na segunda-feira (03), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses infantis da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos devem começar a chegar ao Brasil a partir do próximo dia 10.
De acordo com a pasta, a previsão é de que as doses comecem a ser aplicadas a partir da segunda quinzena de janeiro.
Em entrevista coletiva, Queiroga reiterou que a decisão do Ministério da Saúde sobre a vacinação desse grupo seria divulgada nesta quarta-feira (05), e que não será “muito diferente do que o ministério já colocou em consulta pública”.
O 1º lote de vacina infantil deve contemplar 1,25 milhão de doses. Trata-se de 6,25% da população infantil brasileira apta a receber o imunizante, estimada em 20 milhões de crianças entre 5 e 11 anos.
As doses são importadas e o ministério prevê que elas cheguem e sejam distribuídas aos estados semanalmente.
A expectativa é de que a partir do segundo lote o número de doses seja maior, mas a pasta prevê que as 20 milhões de doses só cheguem em sua totalidade ao Brasil até o fim do primeiro trimestre.