Destaques

Novas sanções dos EUA e aliados têm como alvo as filhas de Putin e bancos russos

(Montagem: Gazeta Brasil)

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) um novo pacote de sanções contra a Rússia em resposta às atrocidades relatadas em Kiev, capital da Ucrânia, que inclui penalidades econômicas aos filhos adultos do presidente russo, Vladimir Putin, e às principais autoridades de segurança russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As sanções adicionais foram implementadas em coordenação com o Grupo dos 7 e a União Europeia e foram projetadas para impor “custos econômicos graves e imediatos” à Rússia por suas brutalidades na Ucrânia, disse a Casa Branca. 

“Enquanto a Rússia continuar seu ataque brutal à Ucrânia, permaneceremos unidos com nossos aliados e parceiros na imposição de custos adicionais à Rússia por suas ações”, disse a Casa Branca em um anúncio das sanções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As medidas incluem a proibição de todos os novos investimentos na Rússia, aumento das sanções às maiores instituições financeiras e empresas estatais da Rússia, incluindo Sberbank e Alfa Bank, e sanções a funcionários do governo russo e membros de suas famílias. Os alvos das sanções de bloqueio total incluem as duas filhas adultas de Putin, a esposa e a filha do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e membros do Conselho de Segurança da Rússia, incluindo o ex-presidente e primeiro-ministro da Rússia Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Mikhail Mishustin.

As ações contra o Sberbank e o Alfa Bank, o maior banco privado da Rússia, congelam qualquer um de seus ativos em contato com uma instituição financeira dos EUA e proíbem os cidadãos americanos de fazer negócios com os dois bancos. As sanções às empresas estatais, que ainda não foram nomeadas, proíbem qualquer cidadão americano de fazer negócios com as entidades. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As medidas visam bancos e elites russos e incluem a proibição de qualquer americano de investir na Rússia.

“Hoje, os Estados Unidos, com o G7 e a União Europeia, continuarão a impor custos econômicos severos e imediatos ao regime de Putin por suas atrocidades na Ucrânia, inclusive em Bucha. mecanismos apropriados para responsabilizar os responsáveis”, disse a Casa Branca. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os “filhos adultos” do presidente Vladimir Putin  e a esposa e filha do ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov estavam entre os russos listados na última rodada de “sanções de bloqueio total”, que a Casa Branca diz pretender impor “custos severos e imediatos” a Moscou. O primeiro-ministro Mikhail Mishustin e o ex-presidente Dmitry Medvedev também foram sancionados por serem membros do Conselho de Segurança da Rússia. 

Como parte das sanções desta quarta, quaisquer ativos do Sberbank e do Alfa Bank que “toquem” no sistema financeiro dos EUA também foram bloqueados e todos os americanos proibidos de fazer negócios com eles. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Casa Branca também disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, assinará uma ordem executiva na quinta-feira (7) proibindo qualquer investimento na Rússia por americanos onde quer que estejam, para “isolar ainda mais a Rússia da economia global” e “garantir o enfraquecimento duradouro da competitividade global da Federação Russa. ”

Também na quinta-feira, o Tesouro dos EUA anunciará a lista das “grandes empresas estatais russas críticas” , a fim de proibir qualquer americano de fazer negócios com elas e congelar seus ativos sujeitos à jurisdição dos EUA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os EUA também estão tentando forçar a Rússia a dar calote em sua dívida soberana, tendo proibido Moscou no início desta semana de usar fundos sob jurisdição dos EUA para fazer pagamentos. A Casa Branca disse que Moscou agora terá que “escolher entre drenar seus fundos disponíveis para fazer pagamentos de dívidas ou calote”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile