Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Mais de 39 milhões de eleitores irão às urnas na Colômbia neste domingo (29) para o primeiro turno das eleições presidenciais no país. O próximo mandatário colombiano ficará no cargo entre 2022 e 2026.
Seis candidatos disputam as eleições na Colômbia.
A votação inclui Gustavo Petro, da esquerda, que integrou a extinta guerrilha nacionalista M-19, lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na Colômbia e deve, de acordo com todas as análises, ser o vencedor do primeiro turno da eleição presidencial deste domingo.
Em segundo lugar aparece Federico Gutiérrez com 27%. Considerado moderado, tem o apoio do atual presidente Ivan Duque, que deixa o governo com uma reprovação de quase 70% dos colombianos.
Em terceiro, mas crescendo nas pesquisas nos últimos dias, está Rodolfo Hernández um magnata do ramo imobiliário de direita, com 21%.
Esta é a segunda eleição presidencial desde que o governo assinou um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conhecidas como FARC, mas o acordo divisivo não foi uma questão central da campanha, pois questões como pobreza e corrupção atraíram mais atenção.
É a terceira tentativa de Petro de ser o presidente do país da América do Sul. Ele foi derrotado em 2018 por Duque, que não é elegível para reeleição.