Destaques

Zelensky demite chefe de segurança e procurador-geral

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky emitiu ordens executivas demitindo o procurador-geral da Ucrânia e o chefe do poderoso Serviço de Segurança da Ucrânia (Sluzhba Bespeky Ukrayiny, ou SBU).

As ordens de demissão do chefe da SBU, Ivan Bakanov, amigo de infância de Zelenskyy, e da procuradora-geral Iryna Venediktova, que liderou o esforço para processar crimes de guerra russos na Ucrânia, foram publicadas no site oficial do presidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um post separado no Telegram, Zelenskyy disse que demitiu os principais funcionários porque muitos casos vieram à tona de membros de suas agências colaborando com a Rússia .

Ele disse que 651 casos de traição e colaboração foram abertos contra promotores e policiais, e que mais de 60 funcionários das agências de Bakanov e Venediktova estão trabalhando contra a Ucrânia em territórios ocupados pela Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Tal série de crimes contra os fundamentos da segurança nacional do Estado… levanta questões muito sérias para os líderes relevantes”, disse Zelenskyy.

“Cada uma dessas perguntas receberá uma resposta adequada”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky substituiu Venediktova por seu vice Oleksiy Symonenko como a nova procuradora-geral em uma ordem executiva separada que também foi publicada no site do presidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile