Destaques

Banco Central mantém Selic em 13,75% e encerra ciclo de alta

Foto: Divulgação

Após uma sequência de 12 altas seguidas para barrar a inflação, a taxa básica de juros da economia do Brasil, a Selic, foi mantida em 13,75% ao ano. A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), foi anunciada nesta quarta-feira (21), encerrando o ciclo de aumento.

A manutenção da taxa encerra o mais longo ciclo de alta da Selic em 23 anos. No total, foram 12 altas desde a primeira elevação, em março de 2021, quando os juros estavam em apenas 2% ao ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o comunicado da autoridade monetária, “o Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”.

“O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, afirma o Copom, em nota após reunião.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Copom destacou ainda que poderá voltar a elevar a taxa. “Os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados, e (o Copom) não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, encerrou o texto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile