Destaques

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

Foto: Divulgação

Pela segunda vez seguida, o Banco Central manteve nesta quarta-feira (26) a taxa Selic em 13,75% ao ano. Na última reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) já havia deixado os juros básicos nesse patamar, anunciando o fim do ciclo de 12 aumentos da Selic iniciado em março do ano passado

 Expectativa do mercado financeiro é que o indicador permaneça neste patamar até junho de 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Este é o maior patamar da Selic desde janeiro de 2017. A manutenção se deu após 12 altas consecutivas desde março do ano passado, quando estava no menor patamar histórico de 2%.

“O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, escreveu em nota.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em nota, a autarquia disse que os fatores de risco para elevação da inflação a persistência das pressões inflacionárias globais, a incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e um hiato do produto mais estreito. Entre os fatores que podem baixá-la estão uma queda adicional dos preços das commodities internacionais, a desaceleração da atividade econômica global mais acentuada e a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023. “O Comitê avalia que a conjuntura, ainda particularmente incerta e volátil, requer serenidade na avaliação dos riscos”, escreveu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile