Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polônia está verificando se precisa solicitar consultas sob o Artigo 4 do tratado de aliança militar da Otan, disse um porta-voz do governo nesta terça-feira, após uma reportagem de que uma explosão que matou duas pessoas perto da fronteira ucraniana foi causada por mísseis russos perdidos, relata a Reuters.
De acordo com a agência de notícias, os Estados Unidos e aliados ocidentais disseram que estavam investigando, mas não puderam confirmar um relatório na terça-feira de que a explosão na vila de Przewodow resultou de mísseis russos perdidos. O Ministério da Defesa da Rússia negou.
“Há um momento decidimos verificar se há fundamento para iniciar procedimentos sob o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte”, disse o porta-voz do governo, Piotr Muller, a repórteres.
O Artigo 4 permite que os membros da OTAN tragam qualquer questão preocupante, especialmente em relação à segurança, para discussão no Conselho do Atlântico Norte.
Muller também disse que a Polônia está aumentando a prontidão de algumas unidades militares, mas se recusou a responder a qualquer pergunta, inclusive sobre a causa do incidente.
“Foi decidido há pouco aumentar a prontidão de algumas unidades militares de combate na Polônia e aumentar a prontidão de combate de outras unidades de serviços uniformizados em nosso país”, disse ele.