Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Pelo menos 16 pessoas, incluindo o ministro do Interior da Ucrânia, morreram depois que um helicóptero caiu em um subúrbio da capital, Kyiv, de acordo com os serviços de emergência ucranianos.
Três crianças estavam entre os mortos e cerca de 25 outras ficaram feridas no incidente desta quarta-feira (18). Eles estavam sendo tratados no hospital, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia (SESU). Uma autoridade local havia colocado o número de mortos em 18.
Não houve declaração oficial imediata sobre a causa do acidente.
Aqui está o que sabemos até agora:
Onde o helicóptero caiu?
O helicóptero caiu por volta das 8h20, horário local (06h20 do Brasil), perto de uma creche e um prédio residencial na cidade de Brovary, na periferia nordeste da capital ucraniana.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram um prédio em chamas no suposto local onde o helicóptero caiu. Pessoas podiam ser ouvidas gritando na filmagem.
As a result of a plane crash in Brovary, the leadership of the Ministry of Internal Affairs of Ukraine died – they were in a fallen helicopter of the State Emergency Service, reports the head of the National Police Klymenko. pic.twitter.com/EqFa8P4JQR
— Sprinter (@Sprinter00001) January 18, 2023
Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano, disse que o helicóptero – que pertencia à SESU – voava em direção a posições de linha de frente no leste do país quando caiu.
Quantas pessoas foram mortas?
A SESU disse em um post no Facebook que nove pessoas estavam a bordo do helicóptero no total. Não ficou imediatamente claro se algum dos passageiros havia sobrevivido.
Quinze pessoas, incluindo três crianças, foram confirmadas como mortas às 11h, horário local (09:00 GMT), informou a SESU.
Outras 25 pessoas, incluindo 15 adultos e 10 crianças, foram hospitalizadas com ferimentos sofridos no incidente, informou a SESU.
Mais cedo, Oleksiy Kuleba, governador da região de Kyiv, havia dito que 18 pessoas morreram no acidente.
Quem estava a bordo?
O ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrskyy, seu vice, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yurii Lubkovych, estavam entre os que viajavam no helicóptero.
Todos os três morreram no acidente, de acordo com o chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Ihor Klymenko.
Monastyrskyy estava encarregado da polícia ucraniana e de outros serviços de emergência.
O que causou o acidente?
Não ficou imediatamente claro o que causou a queda do helicóptero.
As autoridades ucranianas não forneceram uma explicação imediata e não fizeram referência a qualquer ataque russo na área na época.
O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, disse que as autoridades iniciaram uma investigação sobre o incidente.
“Por enquanto, estamos considerando todas as versões possíveis do acidente de helicóptero”, disse Kostin em um post no aplicativo de mensagens Telegram.
Não houve comentários imediatos da Rússia.
Quais foram as reações até agora?
Autoridades ucranianas lamentaram o número de mortos no incidente de quarta-feira, que ocorreu apenas quatro dias depois que um ataque com mísseis russos a um prédio de apartamentos na cidade central de Dnipro matou 45 civis, incluindo seis crianças.
O presidente Volodymyr Zelenskyy disse que a queda do helicóptero foi uma “tragédia terrível” que causou uma dor “indescritível”.
“Instruí o Serviço de Segurança da Ucrânia, em cooperação com a Polícia Nacional da Ucrânia e outros órgãos autorizados, a descobrir todas as circunstâncias do que aconteceu”, disse Zelenskyy em um post no Telegram, saudando a equipe de liderança do Ministério do Interior que perdeu suas vidas como “verdadeiros patriotas” da Ucrânia.
O primeiro-ministro Denys Shmygal ecoou a mensagem de Zelenskyy e descreveu a morte de Monastyrskyy como uma “grande perda” para o governo da Ucrânia.
“Minhas sinceras condolências às famílias de todas as vítimas”, disse Shmygal em um post no Telegram.
A secretária do Interior britânica, Suella Braverman, chamou Monastyrskyy de “uma luz importante no apoio ao povo ucraniano durante a invasão ilegal de [presidente russo Vladimir] Putin”.
“Quando conversamos em outubro, fiquei impressionada com sua determinação, otimismo e patriotismo”, disse ela no Twitter.
Enquanto isso, a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, disse em um comunicado que enviou suas condolências ao governo ucraniano “e ofereceu o apoio da Alemanha na identificação das causas da queda do helicóptero”.