Destaques

EUA agora dizem que balões chineses derrubados são ‘benignos’

Foto: Marinha dos EUA

Três objetos não identificados derrubados por caças norte-americanos desde sexta-feira podem ser balões ligados a esforços comerciais ou de pesquisa “benignos”, disse uma autoridade da Casa Branca na terça-feira (14).

Os EUA não encontraram nenhuma evidência para conectar os objetos ao programa de vigilância de balões da China nem ao programa de espionagem de qualquer outro país, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional, John Kirby, a repórteres.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não vimos nenhuma indicação ou qualquer coisa que aponte especificamente para a ideia de que esses três objetos faziam parte do programa de espionagem [da República Popular da China] ou que estavam definitivamente envolvidos em esforços externos de coleta de inteligência”, disse ele.

Em vez disso, uma “explicação importante” pode ser que os objetos foram operados de forma privada para fins comerciais ou de pesquisa, disse Kirby, embora ninguém tenha se apresentado para reivindicar a propriedade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades não conseguiram analisar os destroços porque o acesso a eles foi difícil, considerando as difíceis condições em que caíram quando foram derrubados.

Quando perguntado se existe a possibilidade de que os destroços nunca sejam recuperados, Kirby disse: “Acho que estamos levando isso dia após dia e fazendo o melhor que podemos para tentar localizar os destroços e desenvolver um plano para recuperá-los”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kirby disse na segunda-feira que a  incerteza das capacidades de vigilância  dos três objetos no espaço aéreo dos EUA levou às ordens do presidente Biden para que os militares os derrubem. Os objetos  foram derrubados pelos militares dos EUA  cerca de uma semana depois que os EUA derrubaram um balão de vigilância chinês na costa da Carolina do Sul. 

O primeiro objeto foi abatido na sexta-feira na costa norte do Alasca, o segundo foi abatido no sábado sobre território congelado no norte do Canadá, e o terceiro foi abatido no domingo sobre o Lago Huron.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile