Destaques

Banco Central mantém Selic inalterada em 13,75% ao ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu pela manutenção da Selic em 13,75% ao ano, pela quinta vez consecutiva. O anúncio aconteceu no início da noite desta quarta-feira (22). A decisão de manter a Selic em 13,75% foi unânime entre os 8 diretores e o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.

A Selic permanece na maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. É a quinta reunião consecutiva em que o Copom não altera a taxa de juros. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cada 45 dias, o Copom define se a taxa básica de juros da economia irá diminuir, aumentar ou seguir no mesmo patamar. A Selic segue fixada no mesmo valor desde agosto de 2022.

“A inflação ao consumidor, assim como suas diversas medidas de inflação subjacente, segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus se elevaram desde a reunião anterior do Copom e encontram-se em torno de 6,0% e 4,1%, respectivamente”, afirma em nota o Banco Central.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A manutenção da Selic nesse patamar ocorre em meio à queda de braço entre o governo Lula e o BC. De um lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes da cúpula do Planalto dizem que o juro nesse nível trava investimentos, consumo e criação de empregos. Do outro, a autoridade monetária afirma que o aperto é necessário onde a inflação segue em patamar elevado e com estimativas de alta persistente por um tempo maior em um ambiente de incerteza fiscal. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile