Destaques

Câmara aprova pedido de urgência do projeto das Fake News

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na noite desta terça-feira (25), a Câmara dos Deputados aprovou urgência do projeto de lei das Fake News. Agora, o Projeto de Lei das Fake News deve ser votado na próxima terça-feira (2).

O regime de urgência acelera a tramitação do texto ao fazer com que ele pule as etapas das comissões. A votação da urgência foi aprovada por 238 votos favoráveis e 192 contrários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Diante de divergência de interpretação dos acordos feitos durante a reunião de líderes, o presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu impor ao projeto sobre fake news um regime de urgência que requer apenas maioria simples para a sua aprovação. “É minha prerrogativa regimental”, disse Lira.

O objetivo da proposta é determinar regras para evitar a disseminação de informações falsas nas redes sociais. Na prática, o PL das  tem como ponto principal tornar obrigatória a moderação de conteúdos na internet, sendo “identificadas, excluídas ou sinalizadas” posts e contas com conteúdo considerado criminoso. Para que isso seja efetivo, as plataformas terão que analisar os conteúdos considerados ilegais, obedecer a regras de transparência e se submeter a auditoria externa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A votação da urgência foi acordada durante reunião de líderes realizada mais cedo, quando o relator da proposta, Orlando Silva (PC do B-SP), apresentou a nova versão do texto aos deputados.

Há 1 ano, os deputados rejeitaram o avanço da proposta na Casa. Na época, Lira tentou fechar um acordo com os partidos para que, pelo menos, esta etapa fosse vencida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile