Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quinta-feira (1º), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou que apresentou uma nova proposta para o programa automotivo brasileiro visando a redução de preços dos veículos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta foi validada hoje pelo presidente e espera-se que o anúncio oficial seja feito por ele até segunda-feira, 5. De acordo com ele, o pacote vigorará até que os juros comecem a cair no Brasil.
“Nós fechamos um entendimento. Ficou um desenho bom para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], bom para a Fazenda. Os dois ministérios estão muito bem contemplados”, disse o ministro ao retornar do Planalto.
Haddad reiterou que será um pacote temporário, com duração “em torno” de quatro meses, mesmo prazo da medida provisória, e que o impacto não chegará a R$ 2 bilhões. Além disso, afirmou que a renúncia será mais do que compensada pelas medidas apresentadas em contrapartida.
“Essa é uma questão limitada aos próximos meses para que não haja demissões. Sobretudo há uma preocupação muito grande com o emprego na indústria automobilística e em toda a cadeia [produtiva]. É uma coisa temporária, com valor definido e tempo definido”, disse Haddad.