Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nos últimos 14 dias, dez crianças menores de 6 anos de idade faleceram em decorrência de síndrome gripal no estado do Amapá. Como medida emergencial, o estado decretou emergência de saúde.
De acordo com o mais recente boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa), houve 118 crianças internadas no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). Dessas, 85 estavam em leitos clínicos e 33 em unidades de terapia intensiva (UTIs). Os óbitos ocorreram entre 13 de maio, quando o estado decretou estado de emergência na saúde pública, e 1º de julho. Todas as mortes ocorreram na capital, no HCA.
A situação atualmente é crítica, tanto que o hospital universitário precisou abrir 20 novos leitos pediátricos para atender a demanda. Além disso, o fornecimento de oxigênio teve que ser enviado de outros estados para atender os pacientes. Algumas das crianças menores de 4 anos tiveram que ser transferidas para lá. A direção do hospital planeja abrir ainda mais leitos nos próximos dias.
Foi divulgado um novo boletim do governo detalhando as mortes ocorridas recentemente no Amapá. As vítimas incluem uma menina de 2 anos em Macapá, um menino indígena de 4 anos em Pedra Branca do Amapari, uma recém-nascida de um mês em Tartarugalzinho, uma menina de três meses em Macapá, um menino de 8 meses em Macapá, um bebê de 2 meses em Macapá, uma menina de 10 meses em Porto Grande, uma menina de 5 meses em Macapá, um menino de 3 meses em Santana e outro menino de 2 meses em Macapá. As causas das mortes não foram divulgadas.