Destaques

Campinas (SP) tem 5° caso suspeito de febre maculosa

Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa — Foto: CDC/ Dr. Christopher Paddock/ James Gathany

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

As autoridades de Campinas, interior de São Paulo, divulgaram nesta quarta-feira (14) mais um possível caso de febre maculosa. A paciente, uma mulher de 38 anos, esteve no mesmo local que outras três pessoas, também suspeitas de ter contraído a doença.

A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária) de Campinas, Andrea von Zuben, informou que a paciente está internada em um hospital particular da cidade, mas seu estado de saúde é estável.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No dia 3 de junho, a mulher compareceu à Fazenda Santa Margarida para assistir ao show do artista Seu Jorge, que reuniu cerca de 10 mil pessoas. No entanto, ela deu entrada na unidade médica somente no último sábado, dia 10, e está aguardando resultados de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico de febre maculosa.

 Três pessoas que participaram da Feijoada do Rosa, no dia 27 de maio, morreram após contrair a doença transmitida pelo carrapato-estrela. Um quarto óbito é investigado. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com as autoridades de saúde, outras três pessoas também tiveram sintomas suspeitos de febre maculosa após terem frequentado o mesmo evento. As investigações para identificar a origem da doença seguem em andamento. A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser fatal se não tratada adequadamente. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, como febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele, e procurem atendimento médico imediatamente caso apresentem esses sinais.

A febre maculosa tem cura?

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sim, a febre maculosa tem cura se for diagnosticada e tratada precocemente. O tratamento é feito com antibióticos e deve ser iniciado o mais rápido possível, de preferência nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Quando o tratamento é iniciado precocemente, a maioria dos pacientes se recupera completamente, mas em casos mais graves, a doença pode levar a complicações graves, como lesão renal, hepática e pulmonar, e até mesmo à morte. Por isso, é importante que as pessoas procurem atendimento médico imediatamente caso apresentem sintomas suspeitos de febre maculosa ou tenham tido contato com carrapatos. Além disso, é importante tomar medidas preventivas, como evitar áreas infestadas de carrapatos, usar repelentes, roupas compridas e claras, e realizar inspeções cuidadosas no corpo após atividades em ambientes rurais ou de mata.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile