Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quinta-feira (15), a Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão em endereços do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A decisão partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O pedido foi feito pela PF há algumas semanas e acolhido pelo ministro do STF. As buscas ocorrem no apartamento funcional ocupado pelo senador em Brasília, no gabinete dele no Senado e, ainda, em pelo menos um endereço dele no Espírito Santo (ES).
Em fevereiro, Alexandre de Moraes determinou a abertura de investigação contra o senador para apurar suspeita da prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação.
A investigação foi aberta após Marcos do Val fazer uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na qual afirmou que a revista Veja publicaria uma reportagem mostrando que Bolsonaro tentou coagi-lo a “dar um golpe de Estado junto com ele”.
Horas depois, o senador recuou da acusação direta e disse que Bolsonaro “só ouviu” o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito.
Ao pedir a investigação, Alexandre de Moraes disse que Marcos do Val, ao ser ouvido como testemunha pela PF a respeito do caso, apresentou “uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento”.
*Mais informações em instantes