Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (5) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avaliará “com isenção” o pedido da Petrobras para instalar uma sonda de perfuração na bacia da foz do rio Amazonas para a exploração de petróleo na região.
No final de maio, o Ibama havia negado uma solicitação da petroleira para operar em um poço localizado em alto-mar, a cerca de 175 km da costa do Amapá, alegando “inconsistências técnicas” da empresa. Posteriormente, a Petrobras apresentou um novo pedido, assegurando que todas as exigências impostas pelo Ibama foram atendidas nessa nova solicitação.
“O presidente Lula tem dito que os empreendimentos complexos ele está encaminhando para estudos. Muito deles, e obviamente quando você não é negacionista, aquilo que a ciência e a técnica dizem importa na hora de tomar as decisões. O Ibama não dificulta nem facilita”, afirmou Marina em entrevista à imprensa em Belém (PA).
“No processo de licenciamento, o empreendedor tem o direito de reapresentar a proposta. A Petrobras já reapresentou a proposta, e o Ibama, com toda a isenção, vai fazer essa avaliação, porque num governo republicano, os técnicos têm a liberdade de dar o seu parecer, e as autoridades, que devem fazer políticas públicas baseadas em evidências, devem olhar para aquilo que os técnicos estão dizendo”, complementou a ministra.