Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, notificou a concessionária de energia elétrica Enel para prestar esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento de energia em São Paulo.
“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário (Wadih Damous)”, escreveu o ministro nas redes sociais.
A empresa tem 24 horas para responder aos seguintes questionamentos:
- Regularização do serviço;
- Ampliação dos canais de atendimento no período de maior demanda;
- Proposta de ressarcimento aos consumidores;
- Plano de contingência diante de eventos climáticos extremos;
- Cronograma de atendimento imediato e a médio prazo.
A medida foi tomada após três dias do temporal que atingiu o estado de São Paulo, deixando 500 mil imóveis sem energia nesta segunda-feira (6).
Em nota, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também informou que irá adotar as seguintes medidas:
- Coordenação integrada com o Procon/SP para monitoramento dos efeitos e reparo de danos;
- Orientação aos consumidores sobre seus direitos;
- Solicitação de informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre dados e monitoramento da prestação contínua e eficiência da concessionária Enel;
- Criação de canal de denúncia para acompanhar e averiguar o atendimento aos consumidores pela Enel no Estado de São Paulo.
Capital paulista
Na capital paulista, 413 mil imóveis seguem sem energia. Por conta da falta de luz, 12 escolas municipais não abriram. 77 semáforos também seguem sem operar.
Ainda de acordo com a prefeitura, 125 árvores caídas precisam ser desenergizadas para que as equipes possam fazer o trabalho de remoção.