Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Com a intensificação da onda de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta vermelho de “grande perigo” de seis para 15 estados e o Distrito Federal nesta segunda-feira (13). Além disso, a duração do aviso foi estendida até sexta-feira (17). O aviso destaca que as temperaturas nessas regiões devem exceder 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, aumentando o risco de incêndios florestais e representando perigo à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Esta é a quarta vez no segundo semestre de 2023 que o Brasil enfrenta uma onda de calor. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro registraram recordes de temperatura nesta segunda-feira.
Conforme o informativo do instituto, a previsão principal para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste é de tempo quente e seco. As unidades da federação sob alerta de “grande perigo” incluem Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
No total, 2.707 municípios devem ser castigados pelas altas temperaturas.