Destaques

Banco Central reduz taxa de juros pela 4° vez consecutiva, e Selic encerra o ano em 11,75%

© Agência Brasil

Nesta quarta-feira (13), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deliberou, de forma unânime, por realizar um novo corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros. Essa ação reduz a Selic de 12,25% para 11,75% ao ano, atingindo o mesmo patamar de março de 2022. Esta foi a última reunião do Copom no ano, e o colegiado retoma as discussões nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024, com a expectativa de dar continuidade aos cortes na Selic.

O grau do corte alinhou-se às expectativas do mercado, que já antecipava a manutenção da estratégia de alívio da política monetária praticada nas últimas três reuniões do colegiado, quando a taxa estava em 13,75% ao ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes do anúncio da decisão, Roberto Campos Neto, presidente do BC, e diretores da instituição debateram a situação econômica e avaliaram as perspectivas para o próximo ano. As deliberações tiveram início na manhã de terça-feira (12) e foram concluídas às 18h30 desta quarta, com a divulgação da nova taxa.

O comunicado do Copom, divulgado após o encerramento da reunião, destaca: “Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,75% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário,” concluiu o comunicado do Copom.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile